Terapia Fotodinâmica para Tratamento Dentário em Pessoas com Down

Terapia Fotodinâmica para Tratamento Dentário em Pessoas com Down

No meio acadêmico sabe-se que o Tratamento Dentário para pessoas com down é pouco estudado e precisa de mais atenção. Quero agora chamar a tenção para um detalhe, a dificuldade no tratamento dentário por causa da resposta imunológica deficiente do portador de Down, a qual gera infecção na gengiva. A doença infecto-inflamatória atinge os tecidos ao redor dos dentes e causa grandes danos à saúde bucal.

Terapia Fotodinâmica para Tratamento Dentário em Pessoas com Down

Terapia que está auxiliando o tratamento.

Alguns pesquisadores realizaram testes com tratamentos convencionais e também testes com um tratamento auxiliar a base de laser para combater toda a infecção. A doença periodontal se baseia na remoção da inflamação, ou seja, da placa e do tártaro, além de uma raspagem e limpeza. Acompanhando tudo isso, uma instrução de higiene bucal ao paciente.

O tratamento periodontal convencional que consiste na raspagem, utilizando instrumentos cirúrgicos manuais é muito utilizado, mas a pesquisa também testou a terapia fotodinâmica antimicrobiana como auxiliar ao tratamento convencional. Esta técnica consiste na aplicação de um corante no espaço entre os dentes e a gengiva, conhecido como sulco gengival.

Caso o paciente tenha desenvolvido a doença, há a formação das bolsas periodontais. O processo consiste em um laser com ponta de fibra óptica sendo posto no espaço entre os dentes e a gengiva, fazendo com que o corante tenha uma reação fotoquímica. Isso faz com que ocorra uma reação a qual dá origem a espécies reativas de oxigênio, que por sua vez acabam e reduzem a concentração de bactérias, vírus, fungos e parasitas, evitando até mesmo aumentar a resistência das bactérias.

A terapia fotodinâmica, segundo pesquisas, teve resultados aparentemente iguais ao do tratamento convencional. Os especialistas ainda afirmam que o tratamento e manutenção feitos em consultório devem continuar em casa para que a terapia tenha efeito. A terapia a laser é uma opção para trabalhar com pacientes portadores da síndrome de down.

Leia também sobre os benefícios do tratamento a laser.

Fonte: Agência USP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: