tecnologia para melhorar o atendimento

Utilizando a tecnologia para melhorar o atendimento e gestão da sua clínica

Como diferenciar a sua clínica e faze-la se destacar entre a concorrência? Nesse mercado cada vez mais competitivo, é essencial ir atrás de maneiras de conseguir se sobressair e atrair mais clientes. Por que não, então, apostar na tecnologia para melhorar o atendimento e a gestão da sua clínica? As pessoas estão conectadas como nunca antes e não param de buscar por serviços online e automatizados para suprir suas necessidades e demandas.

Investindo no potencial da tecnologia e da internet, sua clínica pode não só oferecer equipamentos mais modernos e um ambiente mais agradável para os clientes e funcionários, como melhorar consideravelmente seu atendimento, que, com ou sem tecnologia, continua sendo algo vital para sobrevivência de qualquer negócio.

Utilizar tecnologia para melhorar o atendimento e gestão da sua clínica pode representar um avanço para os mais diferentes setores da mesma. Pode se aplicar desde a parte de infraestrutura física do local até a utilização de ferramentas de gestão de relacionamento com os clientes.  Para não desperdiçar tempo e dinheiro, é fundamental identificar quais setores da clínica precisam ser melhorados e atualizados de forma mais imediata. Você acha que é mais urgente comprar equipamentos mais modernos ou oferecer um treinamento para sua equipe melhorar o atendimento ao cliente? Fica a seu critério decidir. Mas é algo que precisa ser muito bem analisado.

 

Como utilizar a tecnologia para melhorar o atendimento e a gestão da minha clínica?

Confira agora nossas dicas de como pensar nessa estratégia de forma assertiva e utilizar a tecnologia para melhorar o atendimento e gestão da sua clínica, sem espaço para erros:

Atendimento e aparência

Esse, talvez, seja o ponto primordial para o sucesso de qualquer negócio. Qual cliente volta para um lugar em que foi mal atendido? O segredo é fazer com que o seu cliente se sinta confortável, acolhido, satisfeito e confiante com o seu serviço. Para isso é preciso que sua equipe seja treinada para ter esses princípios como base: paciência, empatia e sensibilidade com as necessidades do paciente.  Uma boa forma de medir a satisfação do seu cliente em relação a equipe é aplicar cartilhas e questionários.

Você não pode esquecer que os seus clientes não são apenas os que frequentam o espaço físico da clínica. Fora de lá, o potencial que as redes sociais oferecem para captação de novos clientes é enorme. Sem falar, é claro, dos atendimentos por telefone e outros canais de comunicação. Portanto, não descuide dessa parte.

Investir em Marketing e espacialmente no Marketing Digital pode fazer a diferença. Contrate uma empresa especializada na produção de websites e faça um para a sua clínica. Caso já tenha, invista em melhorias. Que cliente vai confiar em uma clínica com um site malfeito na internet?

Você tem que passar credibilidade. Essa é a palavra-chave. Não pode, por exemplo, postar conteúdos irrelevantes e mal produzidos. Também não dá para demorar de responder as dúvidas que chegam via redes sociais. Todos esses descuidos vão minando sua credibilidade aos poucos. É preciso ter cuidado!

Outro ponto importante é a forma como a sua clínica se apresenta ao paciente. Um ambiente limpo, organizado, moderno, bem iluminado e com uma pintura e decoração novas, passam uma sensação de confiança muito maior ao cliente.  Utilizar equipamentos ultrapassados é algo que pode atrapalhar muito o atendimento, e também a produtividade dos seus funcionários. É necessário também estar sempre se atualizando nesse sentido.

Presença Online

Esse ponto é tão importante que é preciso falar sobre ele mais um pouco. Hoje em dia, se você não existe na web, é quase como se não existisse na vida real. E se você está na web, mas de maneira errada, pode acabar sendo um tiro no pé.

As redes sociais são uma boa maneira de demonstrar os conhecimentos, capacitações e autoridade da clínica, gerando engajamento entre os pacientes. Além disso, ainda aumentam o leque de possíveis novos clientes. Para isso, é fundamental produzir conteúdo realmente relevante para sua audiência: novidades, lembretes, dicas de saúde, divulgação de programas de prevenção, etc.

Para isso você pode contratar os serviços de uma agência de publicidade e marketing digital, criar um setor dedicado à essa área dentro da própria empresa ou mesmo contratar os serviços de alguém especializado. Não se esqueça de medir a repercussão das suas postagens nas redes sócias. Existem ferramentas de marketing ideais para isso.

Sistema de gestão e relacionamento com o cliente

A forma como você gerencia as rotinas administrativas e burocráticas da sua clínica podem definir o seu lucro no fim do mês. Se você ainda insiste em manter toda essa gestão de documentos, informações de pacientes, processos internos e fluxo de caixa de forma manual, pode ser a hora de mudar.

Existem serviços online de gestão que podem influenciar diretamente na agilidade, praticidade e segurança na execução dos processos internos e no armazenamento de informações. Sem falar, é claro, que eles diminuem consideravelmente a brocaria e os custos com o arquivamento de documentos e toda a papelada em geral.

Confira agora alguns exemplos de serviços online que podem ser uma mão na roda para sua clínica:

Gestão Financeira

Auxílio de vendas e relacionamento com o cliente

Para definir quais desses serviços funcionam melhor para a sua clínica é preciso analisar cada alternativa e identificar as que trazem mais retorno e suas vantagens e desvantagens de acordo com a sua realidade.

E aí? Gostou das dicas? Já sabe como utilizar a tecnologia para melhorar o atendimento e gestão da sua clínica? Agora é hora de aplicar as nossas dicas na sua empresa. Os resultados com certeza aparecerão. Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a todos os nossos posts.

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