Descubra a melhor maneira de recepcionar o paciente

Pense por um momento qual é o primeiro contato que seu paciente tem com o seu trabalho? Isso mesmo! A recepção de pacientes. Para garantir o sucesso do seu atendimento, além da adesão dele ao tratamento proposto por você, é importante que este primeiro contato seja feito da melhor forma possível.
Quer saber qual é a melhor maneira de recepcionar o paciente na sua sala de espera, garantindo satisfação para ele e tranquilidade para você? Confira nossas dicas nesse artigo!

Garanta um ambiente confortável

Para que a recepção de pacientes seja positiva, é preciso que logo ao chegar ao seu consultório ou clínica, você garanta um ambiente bastante confortável na sua sala de espera: composto por cores claras nas paredes, decorações simples e iluminação o mais natural possível. Outro ponto a se considerar é o espaço de circulação, que é determinante no sentir ou não aquela sensação de conforto e bem estar na sala de espera.

Tenha móveis de qualidade e espaço suficiente para todos

Poucas coisas incomodam tanto quanto ter que esperar. Se for de pé então, nem se fala! Garantir que existam lugares suficientes para que todos esperem sentados, inclusive nos horários de pico de atendimento é algo que pode fazer toda a diferença entre um atendimento excelente e um comum.

Opte por móveis confortáveis, ninguém merece um sofá duro ou um banco sem encosto. Escolher móveis duradouros e de qualidade é uma dica valiosa, pois o desgaste e depreciação deles será muito maior do que se eles fossem destinados à uma residência, por exemplo.

Ofereça algum tipo de entretenimento

Sua sala de espera deve oferecer algum tipo de entretenimento para o paciente que vai aguardar por uma consulta, sem nada para distraí-lo do tempo em que está parado e improdutivo. Colocar uma televisão com algo atrativo, oferecer revistas ou livros para folhear podem ser boas alternativas para ajudar o seu paciente a fazer o tempo passar mais rápido.
Oferecer acesso à internet também é um conforto a mais que você garante ao cliente, já que praticamente todo mundo tem um smartphone no bolso.

Banheiros limpos

Nada é mais desagradável do que um banheiro sujo e mal cuidado. Isso passa uma impressão de desleixo, falta de higiene e de cuidado. Para evitar que essas impressões, mantenha alguém que vá verificá-lo periodicamente, garantindo assim que esteja sempre limpo, e que não falte papel higiênico, sabonete ou toalhas secas.

Água e café podem ser cortesias interessantes para a recepção de pacientes

Para quem quer realmente se destacar, oferecer água, café e lanchinhos na sala de espera é um diferencial notável. As pessoas se sentem especiais quando são postas diante de algo que vai além do esperado. Não vai fazer mal nenhum tomar um cafézinho enquanto se espera pelo atendimento.

O atendimento na recepção deve ser rápido e eficiente

O atendimento dado pela sua equipe, será decisivo para o tipo de comentários sobre o atendimento da sua clínica. De nada adianta uma linda sala, com os melhores móveis e lanchinhos se o atendimento pessoal é de qualidade baixa. E não é apenas a simpatia ou cordialidade do recepcionista que conta.

Se o seu sistema de atendimento não é eficiente, acaba gerando processos e etapas desnecessárias, desvalorizando o tempo do desvalorizado.
Uma boa opção é investir em um software médico que integre todos os seus processos, tornando-os mais rápidos e ágeis.

O importante é garantir que você proporcione ao seu paciente um atendimento globalmente qualificado, envolvendo estrutura, pessoal e os processos. Essas são apenas algumas dicas para você recepcionar melhor já na sala de espera. Gostou das dicas? Tem outras? Como você faz para garantir a satisfação dos seus pacientes? Compartilhe com a gente a sua experiência!

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