Não adianta abrir sua empresa e não realizar um planejamento de marketing para consultórios para as atualizações do mercado e o que elas demandam. Para evitar futuros problemas e criar um negócio tendencioso ao lucro, prosperando mais a cada dia, é preciso muito estudo e planejamento. O objetivo disso é conseguir montar um consultório que tenha base sólida e que esteja preparado para os caminhos mais curtos a fim de seguir nos períodos de maior dificuldade.

Para que você deslanche com um marketing bem feito na área da saúde, vamos apresentar algumas etapas que você precisa seguir para criar um planejamento estratégico incrível para o seu negócio.

Importância do marketing para consultórios

Há uma expressão no mundo dos negócios que pode até parecer um pouco estranha em um primeiro momento:

Não basta ser. É preciso parecer ser.

Você fez uma faculdade, participa de grupos de estudo, cursos de pós-graduação, entre outros. Além disso, procura sempre se atualizar lendo revistas e periódicos na sua área, para estar antenado com as descobertas e tendências no seu universo de atuação. Isso é considerado ser.

Tenha atitudes que reforcem seu esforço em ser um profissional de qualidade. Boa parte do marketing para consultórios é baseado no marketing pessoal e no que aquele profissional tem a oferecer, afinal, ele é a alma que alimenta a existência do mesmo.

Pendurar os diplomas na parede é uma excelente forma de mostrar parte de todos esses esforços. A cópia de matérias em jornais colocadas no consultório em blog e site também são uma “auto-publicidade”positiva. Há, ainda, o seu bloco de receituário, que pode conter suas titulações (mestrado, doutorado, pós-doutorado, especializações) em universidades de peso no Brasil e no exterior. Tudo isso é permitido e ajuda a criar um ambiente em que sua imagem seja reconhecida como referência no exercício da atividade.

Essas pequenas ações acabam gerando um impacto positivo para o seu consultório, uma propaganda boca a boca positiva sobre suas referências e seu trabalho. Assim, você faz com que seus pacientes fiquem satisfeitos com o atendimento e o indiquem para amigos, colegas e familiares.

Principais etapas do marketing para consultórios

Como é feito o plano de marketing para consultórios? Separamos abaixo as principais etapas com uma explicação de como elas funcionam.

Qual a sua situação atual?

Como é o fluxo de retorno dos pacientes após a primeira consulta? E os novos e antigos pacientes? Como você lida com os horários vagos? Como faz a gestão de sua cartela de pacientes? O que faz para que seus pacientes mantenham o acompanhamento em seu consultório?

Essas são as principais informações que você precisa levantar sobre o cenário atual, assim, fica mais fácil perceber os erros e acertos para começar a traçar os caminhos rumo ao sucesso.

Conhecimento do público-alvo

Dependendo da sua especialidade, fica mais fácil saber quem são os seus pacientes, como se comportar e se posicionar.

Consultórios que atendem crianças costumam conter brinquedos na sala de espera e apostam em um ambiente mais descontraído até mesmo dentro da sala de consulta.

Conhecer o público alvo profundamente é fundamental para que você norteie suas campanhas e o seu tom para conversar justamente com quem você quer por perto. Se seu público é mais jovem, um tom mais informal e descontraído. Se é mais idoso, um tom mais próximo e acolhedor.

A dica é: trace o perfil do seu paciente e crie uma persona, assim, sua comunicação será mais assertiva.

Observação da concorrência

Conhecer a concorrência é um passo bastante estratégico para organizar o seu posicionamento de marca e, principalmente, quando se trata de marketing para consultórios.

Antes de mais nada, pense em como você quer ser conhecido? O que você faz de diferente? Por que deveríamos marcar uma consulta com você ao invés de marcar com o seu concorrente? Um bom posicionamento de marca é o que fará você ser lembrado por quem mais te interessa: seu público-alvo ideal.

Estratégias e ações

Depois de levantar as informações anteriores, é hora de traçar o seu planejamento. Vale, aqui, praticar o exercício mental de se colocar no lugar do paciente para poder mudar o ponto de vista e oferecer as melhores soluções.

Pesquisas de satisfação podem ajudar muito a te ajudar a encontrar os melhores caminhos.

E, com essas informações em mãos, começamos a destrinchar os melhores caminhos e formas de atuação. Com base nessas definições, vamos escolher o tom a usar no site; como abordar os pacientes pelo telefone ou e-mail; quais os assuntos mais interessantes para abordar com conteúdos digitais no blog; bem como quais as facilidades oferecer para os nossos seguidores. É importante listar ações das mais simples às mais complicadas, levantando custos e investimentos necessários.

Cronograma

Só que não adianta fazer tudo isso e não estabelecer prazos. Portanto, separe as metas entre curto, médio e longo prazo persiga os objetivos traçados. Ah, e os erros fazem parte. Portanto, calma e acompanhamento são fundamentais.

Avaliação de atendimento

E aí, quais os resultados essas estratégias estão te trazendo? Sem medir os resultados, não adianta muito todo o trabalho pesado que foi feito. Lembra que logo no início você fez uma análise de ambiente, repleto de números essenciais?

Compare com o cenário atual, levante o que não deu certo, o que foi sucesso e prepare-se para a próxima rodada. Afinal, marketing bom é marketing com qualidade e continuidade.

Não vou mentir. Dá trabalho, sim. Mas – garanto! – vale a pena. Aos poucos você verá que muitos dos esforços iniciais vão promover melhorias inclusive na forma de realizar a parte burocrática do trabalho, deixando que você tenha mais tempo para fazer o melhor, atender o paciente com qualidade.

O marketing na área da saúde serve para isso: ajudar você a trabalhar o quanto quiser e com mais qualidade. Portanto, invista nele para crescer!

E aí, ficou com alguma dúvida? Quer aprender ainda mais sobre o assunto? Veja e entenda sobre as regulações e como fazê-lo de forma ética!

Leia também nosso artigo com dicas de gestão para o seu consultório alcançar o próximo nível.

 

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