Uso de Laser na Prevenção de Cárie Radicular

Uso de Laser na Prevenção de Cárie Radicular

A cárie radicular, ou seja, na raiz dos dentes, tem sido combatida pelo uso de tratamentos a laser. Os testes tem obtido grande êxito em algumas universidades como a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP. A técnica foi desenvolvida visando um tratamento da cárie com a mínima intervenção. O método evita inclusive a necessidade de restauração nos dentes.

É de conhecimento que a cárie radicular é uma das grandes causas de perda dos dentes em adultos, principalmente com o envelhecimento. A cárie radicular atinge cerca de 40% a 60% da população adulta, infelizmente. O objetivo da pesquisa é a busca efetiva para o tratamento. Foram avaliados em laboratório a eficiência da irradiação de lasers para combater e tratar as lesões da cárie radicular.

Hoje o método empregado é feito com broca e restauração, utilizando de material estético. A prevenção é feita com flúor e controle da placa dental.

As vantagens do laser na Prevenção de Cárie Radicular

Segundo especialistas, o laser pode ser utilizado para preparar o dente ao invés da broca, afinal, isso causa muito menos estresse e desconforto ao paciente. Os dentistas também tem tentado controlar a evolução da cárie e diminuir a necessidade de restauração.

A clínica em estudos de prevenção de cáries em esmalte já vem trabalhando com o laser e os resultados são animadores. Percebeu-se que não há necessidade de reaplicação em curtos espaços de tempo, o que ocorro no método tradicional.

A odontologia já é beneficiada a bastante tempo com o avanço do estudos do laser na área, principalmente em momentos de atuação na hipersensibilidade dentinária. Tratamentos relacionados a lesões bucais, dores ou traumas, assim como cirurgias de tecido mole, o laser é eficaz e traz facilidade na aplicação ao paciente.

Apesar do uso em vários tratamentos e na prevenção da cárie, o laser ainda tem pouca intensidade devido o alto custo dos equipamentos. Outro motivo para a baixa utilização é que a ANVISA não aprova muitos dos equipamentos. Em geral, o uso do laser é benéfico para o paciente e diminui o desconforto, além de resultados satisfatórios.

Fonte: Isaúde

Leia também: Quais os benefícios do laser na odontologia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: