Para alguns autores, a gestão de consultório deve ser entendida em três áreas distintas:
- Liderança de pessoas;
- Gerenciamento de processos;
- Planejamento do futuro.
Neste post, vamos discorrer sobre cada etapa para que você possa executar a gestão do consultório de forma prática.
Liderança de pessoas
Um dos grandes desafios na gestão do consultório ou de uma empresa, é o processo de liderar pessoas. Para alguns especialistas da área, o maior patrimônio de uma empresa são os funcionários, e não estão engajados. No instante em que seus funcionários estão engajados com o seu negócio, eles vão exercer a função com muito mais qualidade e serão motivados a entregar resultados cada vez melhores.
Por isso, é importante traçar estratégias para engajar sua equipe, mas para que isso aconteça de forma eficiente, é preciso conhecer quem são eles. Um gestor precisa saber quem são as pessoas que estão trabalhando com ele. Sua origem, seus talentos e o que os motiva. Procure incentivá-los a buscar o desenvolvimento pessoal através de novos conhecimentos.
É imprescindível que você incentive a produtividade, motive seus funcionários, fique atento a fatores externos e saiba dialogar. Outra dica prática durante para a gestão do consultório dica, é comunicar e saber ouvir. Nem sempre vai ser fácil, mas é extremamente necessário escutar o feedback e como essas pessoas estão se sentindo trabalhando em seu consultório. Quando você tem uma boa comunicação com seus colaboradores, eles vão se sentir parte do negócio e fazer o possível para vê-lo crescer.
Gerenciando processos na gestão de consultório
Quando o assunto é sucesso para sua clínica, o foco é sempre o seu paciente.
Ele é seu consumidor final e quando o processo de gestão de consultório não flui da maneira correta, é ele quem sai prejudicado.
Na jornada do paciente o procedimento deve ser planejado e minucioso, na gestão de processo você deve encontrar formas de otimizar e diminuir custos.
Procure analisar o processo completo, desde o agendamento de uma consulta até o momento em que o paciente é atendido e vai embora do consultório.
Analise cada etapa e tente entender qual é a experiência percebida pelo usuário (paciente).
Outro passo importante para a gestão de consultório é identificar os pontos fortes e fracos e criar formas rápidas e sustentáveis para solucionar os pontos fracos do processo. Para isso, é recomendado que você faça testes para ver o que melhor se adapta à sua realidade.
Use e abuse da tecnologia para otimizar processos. Busque conhecer o mercado de inovação e tecnologia na área da saúde. Um bom gestor precisa se manter atualizado, afinal, o mercado está cada vez mais competitivo.
Planejando o futuro
Como discorrido acima, para se manter em um mercado que está cada vez mais competitivo é preciso planejar minunciosamente cada passo, mensurar os resultados alcançados e definir os novos objetivos.
Para gestão de consultório dar certo, é preciso lembrar que seu paciente é o principal motivo da existência do seu negócio. Sempre pense na gestão tendo em mente as maneiras em que é possível melhorar a vida do seu consumidor final.
Uma gestão de qualidade está relacionada à tecnologia para otimizar processos e reduzir os custos.
Ouça a sua equipe, e trabalhe em conjunto para o crescimento e desenvolvimento de todos.