O ambiente de trabalho, para muitas pessoas, é desgastante, tanto no sentido emocional quanto físico. Isso pode trazer resultados ruins aos funcionários de uma empresa, tanto em sua vida pessoal quanto profissional.
Amenizar e solucionar alguns desses problemas do cotidiano é a função da fisioterapia do trabalho. Sua função é resolver problemas de baixo rendimento por dores, mal estar no corpo e desconfortos no ambiente de trabalho.
Onde atua o profissional da fisioterapia do trabalho?
O fisioterapeuta do trabalho atua dentro de empresas e organizações que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida e estimular o conforto de seus profissionais. Com um acompanhamento específico, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos profissionais.
A fisioterapia do trabalho atua nas questões de ergonomia. Essa prática permite que os profissionais melhorem seus rendimentos e sua produtividade dentro da empresa. Além disso, promovem bem físico e bem social, dentro e fora da empresa.
As atividades realizadas
Existem algumas atividades específicas para o profissional que pretende executar a fisioterapia do trabalho. Suas principais atribuições são:
- Prevenir desconfortos ou queixas musculoesqueléticas;
- Estudar a ergonometria do trabalho;
- Promover palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais de trabalho;
- Realizar orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores;
- Avaliar a postura e a analisar a biomecânica das tarefas nos postos de trabalho;
- Promover a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;
- Desenvolver programas de ginástica laboral;
- Realizar o tratamento das patologias ou das queixas musculoesqueléticas dos trabalhadores, dentro ou fora da empresa.
Como é realizada?
Normalmente, os fisioterapeutas acompanham o paciente em seu local de trabalho entre uma ou duas vezes por semana. Mas, dependendo da empresa, isso acontece com menor frequência. No entanto, é importante que haja um acompanhamento contínuo para alcançar melhores resultados. Normalmente, o profissional que desempenha essa função é terceirizado.
Quais são os benefícios?
A Fisioterapia do Trabalho é específica e gera resultados para empresas e trabalhadores. O trabalhador que usa de movimentos repetitivos no trabalho, passa a maior parte de seu tempo sentado e não pratica atividades físicas sem acompanhamento pode ter sérios problemas de saúde no futuro.
Gestores e administradores precisam se conscientizar sobre a importância da fisioterapia do trabalho na vida do trabalhador e também no desenvolvimento da empresa e e seu crescimento como um todo. Portanto, a fisioterapia do trabalho contribui com um aumento de produtividade, reduz a possibilidade de acidentes no trabalho, diminui faltas por problemas físicos e gastos com atendimentos médicos, alem de proporcionar uma melhor relação entre os funcionários. Em suma, essa prática só traz benefícios!
Gostou do nosso artigo? Então não deixe de conferir nossa matéria sobre a carreira de fisioterapeuta perito clicando neste link. Conheça também os produtos da loja no link.