A carreira de fisioterapeuta perito está crescendo no meio profissional. Apesar de haver poucos profissionais na área, existe uma crescente em torno dessa especialização. Leia mais sobre o assunto:
O que é um Perito Judicial?
O perito é um especialista em um determinado assunto, no caso, em fisioterapia. O perito é o profissional específico para trabalhos judiciais e desempenha suas funções de acordo com processos designados a ele. O perito desenvolve um estudo esclarecedor para auxiliar na resolução de um processo ou um caso.
Qual é a função de um Fisioterapeuta Perito Judicial?
O Fisioterapeuta Perito tem como função analisar fatos, documentos e situações apresentadas em um processo. O perito vai analisar essas informaçoes e investigá-las, além de promover inspeções, vistorias e exames.
Qual é sua área de atuação?
O fisioterapeuta perito vai atuar nas áreas trabalhista, cível e previdenciária. DPVAT, consultorias, seguradoras, incapacidade causada por acidente. Mas são as ações trabalhistas as mais requisitadas, tanto pelo trabalhador, pela empresa ou pelo próprio juiz.
A crescente dessa área
Com um alto número de processos, especialmente em casos trabalhistas, criou-se a necessidade de um profissional da fisioterapia para auxiliar nesses casos. Além disso, o perito avalia os locais adequados ou não para o trabalho e promove palestras.
As vantagens da área
É uma área de expansão, nova na fisioterapia. Vai além de hospitais e clínicas de reabilitação e mesmo assim segue desempenhando uma melhora na vida das pessoas. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de ter um horário flexível, dando a oportunidade de que o profissional programe quando serão realizadas, dando uma dinâmica a seus afazeres. O salário e o retorno financeiro tendem a ser recompensantes também.
Por sua vez, as desvantagens
Usa uma linguagem complexa e pouco habitual. Requer muito estudo, muita dedicação e um aprendizado constante. Além disso, é uma área pouco explorada e exige ainda mais dedicação para encontrar onde estudar sobre a área. É desafiadora! Além disso, existe a dificuldade de interpretação da área da fisioterapia com a jurídica.
Como se tornar um Perito Fisioterapeuta?
Primeiramente, é necessário muito preparo: estudos, cursos, aprimoramentos, conhecimentos técnicos. É preciso se aprofundar em fisioterapia do trabalho, ergonomia, normas regulamentadoras. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) confeccionou uma cartilha para esclarecer dúvidas aos profissionais interessados a ingressar na área.
Existem regulamentações do COFFITO que respaldam o perito fisioterapeuta. E além disso, existe a ABRAPEFI (Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas), órgão próprio dessa área de atuação. A carreira de perito fisioterapeuta é complexa e específica por haver poucos profissionais na área. Mas para quem gosta de um desafio e quer crescer profissionalmente, é uma ótima opção!
Gostou desse post? Então confira nosso texto sobre as principais indicações para o uso do laser na fisioterapia.