Nem todos os pedidos feitos pelos pacientes podem ou devem ser prontamente atendidos. Não é errado negar determinadas solicitações inviáveis que podem vir a ser feitas. O objetivo de qualquer negócio é sim agradar ao máximo o cliente. No entanto, essa finalidade não pode ultrapassar os limites do sensato e do razoável. O que mais importa aqui é saber como dizer não ao paciente sem que ele se sinta desrespeitado e sem afetar negativamente sua relação com o mesmo.
Aprenda agora como dizer não ao paciente:
Apenas diga
É importante que você seja claro e direto quando não for possível atender alguma solicitação do seu cliente. Diga não assim que o pedido for realizado. E faça isso de forma a não deixar dúvidas com relação ao seu posicionamento. Não seja vago e nem deixe a impressão de que você pode vir mudar de ideia no futuro.
Explique o porquê da negativa
O problema não é negar um pedido do paciente. A grande questão é fazer isso sem nenhuma justificativa plausível. Então quando for dizer não seja bem específico. Fale por que será impossível atender aquele pedido.
Ofereça alternativas
Apenas dizer não e explicar a razão do seu posicionamento não é suficiente. O ideal é oferecer alternativas para o seu cliente. Então, por exemplo, se ele quiser ser atendido em determinado horário inviável para você, diga não mas ofereça outros possíveis horários que possam atender ambos os lados.
Discutir jamais
Agradar o cliente continua sendo um dos pilares de qualquer negócio. Ter empatia para entender os pedidos dos seus pacientes é fundamental para poder dizer não de forma adequada. Em casos extremos de discussões, é fundamental não perder a razão e se colocar em uma posição apaziguadora. Dessa forma, você não prejudica a sua imagem e a da sua clínica.
Gostou das dicas? Dizer não ao paciente não sem sempre é errado. O importante é saber fazer isso de uma maneira que não prejudique sua relação com ele. Fique ligado no nosso blog para outros conteúdos!