diferenças entre LED e Laser

Quais são as diferenças entre LED e Laser?

O tratamento e diagnóstico de pacientes vem se beneficiando das novas tecnologias existentes no mercado. A utilização do laser e do LED nessas etapas acaba promovendo um maior nível de precisão e eficiência que é muito benéfico tanto para o profissional da saúde quanto para o paciente. E isso acaba gerando mais credibilidade. Mas você sabe quais são as diferenças entre LED e laser? É o que vamos mostrar agora.

A informação mais básica é a que tanto o LED como o laser são uma espécie de radiação eletromagnética monocromática e não ionizante. Em palavras mais simples, são fontes de luz. Eles melhoram, por exemplo, a qualidade e aceleração de reparos de tecidos, dores crônicas e agudas e quadros de edema. Além disso, ainda induzem efeitos analgésicos, trófico-regenerativos e anti-inflamatórios. Como resultado, são capazes de promover um aumento considerável na circulação linfática e na microcirculação local. Isso para citar só alguns dos benefícios.

 

Diferenças entre LED e Laser

A diferença básica entre o Laser e o LED está na formação da luz. Enquanto o laser é caracterizado por uma coloração pura e bem definida, o LED pode apresentar diferente tons de cores de uma vez só.  Em outras palavras: o laser é uma luz monocromática (apenas uma cor bem determinada) e o LED é uma luz policromática, podendo apresentar todas as tonalidades de uma cor específica.

Outra diferença é que a direção da luz do laser é coerente. Ou seja: ela segue uma trajetória reta. Já o LED é não-coerente e perde sua intensidade à medida que a luz for se distanciando do ponto de origem.

Do ponto de vista cirúrgico existe uma diferença crucial. Tanto o laser quanto o LED podem ser usados para procedimentos fotobiomodulares como aceleração de cicatrização, fotoativação de biomateriais, alívio de dores e drenagem de inflamações. No entanto, apenas o laser pode ser utilizado para fins cirúrgicos. É o que acontece, por exemplo, para cortes e coágulos.

Conseguiu ter uma ideia de quais são as diferenças entre LED e Laser? Não deixe de acompanhar nosso blog para ter acesso a mais informações como essas.

Cursos Saúde e Inovação

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: