bruxismo

Bruxismo – Conheça os sinais, sintomas e tratamentos

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Até que alguém comente que elas fazem um som de ranger de dentes enquanto estão dormindo, ou um exame dental e descobrem que seus dentes estão desgastados, essas pessoas podem nem perceber o que estão fazendo.

Além disso, o bruxismo pode se manifestar tanto durante o sono, quanto ao acordar. De acordo com o período em que acontece, se divide em bruxismo em vigília (acordado) e bruxismo do sono. Esta divisão é importante, pois o tratamento será diferente em cada caso.

Bruxismo em Vigília

A pessoa permanece por longos períodos apertando ou encostando os dentes, principalmente em momentos de tensão, estresse, ou até mesmo quando está concentrada estudando, usando o computador no trabalho ou assistindo TV. Ele pode aparecer também como efeito colateral de algumas medicações, como as utilizadas no tratamento da ansiedade e mal de Parkinson.

Bruxismo do Sono

Além de estar relacionado a algumas medicações, pode ser indício de problemas neurológicos ou distúrbios respiratórios do sono, como ronco ou apneia. O excesso de cafeína, fumo e álcool também está ligado ao aumento de eventos de bruxismo, tanto em vigília como no sono.

Em caso de qualquer um dos sintomas descritos acima, procure a unidade básica de saúde mais perto de sua casa. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento bucal gratuito. Atualmente, mais de 64 mil profissionais trabalham com saúde bucal na rede pública de saúde. As equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica estão em 90% dos municípios brasileiros e beneficiam 81 milhões de brasileiros.

 

Gostou e quer ler mais conteúdos relacionados? Acesse nosso blog

Cursos Saúde e Inovação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: